10/07/2014

O VALOR DO PROJETO DE ARQUITETURA

Artigo publicado pelo Tecnólogo Civil Wendel R Leite
 Julho/14

         

          O projeto de arquitetura não é somente o desenho e seu alvará de construção. Muito mais do que isso, projeto é o planejamento de seu investimento em uma edificação, seja ela residencial, comercial, corporativa ou industrial, independente do seu tamanho e volume dos recursos investidos.

          Este planejamento envolve, além do desenho do imóvel, a capacitação multidisciplinar dos profissionais envolvidos neste serviço. Devido a grande variedade de materiais e os avanços tecnológicos contemporâneos, os profissionais envolvidos neste planejamento precisam, além dos fundamentais e complexos conhecimentos teóricos e técnicos da arquitetura e engenharia, outros que envolvem as mais variadas áreas do conhecimento. Todos estes, altamente influentes no desenvolvimento do projeto.

          Sendo este um serviço altamente personalizado, seu preço erroneamente é tomado como fator principal na decisão do cliente para a escolha da empresa ou profissional da arquitetura que irá conduzir estes serviços.

          Pelo fato do alto investimento na execução de uma edificação, a escolha inicial deve ser a mais assertiva possível, pois pode custar muito uma escolha baseada somente em preço.
         
          Serviço não é produto e, desta forma, esse preço não pode ser o fator determinante na tomada de decisão desta contratação. Outros fatores devem ser comparados nesta apreciação, tais como a capacitação dos profissionais e sua estrutura operacional, as experiências de trabalho, a qualidade dos serviços prestados, juntamente com o preço justo. São estes os pilares que sustentam o bom planejamento de seu investimento.

          O escopo dos serviços a serem prestados devem ser cuidadosamente avaliados e comparados em igual escala, para se dimensionar com maior clareza as diferenças entre os diversos profissionais em atuação no mercado.

          Este planejamento, se bem elaborado, reflete em um grande ganho financeiro e de qualidade que será percebido na conclusão de todo processo da obra, diferentemente do planejamento mal elaborado. Este sim de fácil percepção e de consequências desastrosas.
 
          Existem parâmetros para se basear na determinação do valor do projeto, que são atribuídos aos custos médios do m² construído e variam entre 3% a 5%.
 
          Certamente o benefício de um bom planejamento cobrirá o investimento inicial, ao contrário do mau planejamento, que determinará gastos extras e prejuízos ao seu investimento.